
Em primeira instância, é fundamental destacar que as air fryers foram recentemente apontadas como o produto elétrico que definiu o ano de 2021, com um aumento nas vendas de 400%. A air fryer possui um tamanho semelhante ao de uma máquina de pão e não ocupa muito espaço em um balcão de cozinha. Ela faz circular ar muito quente, em alta velocidade, ao redor dos alimentos fazendo com que eles fiquem assados e fritos sem muita gordura como seria em uma imersão de óleo ou em um forno, já que cai tudo no cesto perfurado da fritadeira elétrica.
Além disso, as fritadeiras a ar que também são conhecidas como fritadeiras elétricas são sinônimos de saudabilidade e praticidade para muita gente, pois elas utilizam um mecanismo capaz de “fritar” os alimentos sem nenhum pingo de óleo, somente através do ar. Dessa forma, por não utilizar nenhum tipo de gordura a air fryer reduz consideravelmente o teor calórico dos alimentos. Assim, ela também ajuda na perda de peso e no controle dos níveis de colesterol no sangue.
Ademais, a fritadeira a ar consome menos energia do que o forno. De acordo com os estudos realizados por Simon Hoban, produtor do programa Sliced Bread, da BBC, fez uma coxa de frango e uma batata, sendo uma porção no forno, e outra na air fryer (tomando o cuidado de garantir que outros eletrodomésticos estivessem desligados no momento do preparo). Com isso, ele conferiu na sequência o medidor de eletricidade para ver quanta energia havia sido usada, em que a equipe do programa comparou a air fryer a um forno elétrico para fazer a comparação. Contudo, o frango levou cerca de 35 minutos para cozinhar no forno, e o medidor acusou cerca 1,05 quilowatt-hora de eletricidade. A air fryer levou 20 minutos, e o medidor indicou um uso de 0,43 quilowatt-hora. A batata (com casca) demorou, por sua vez, cerca de uma hora para assar adequadamente no forno que é o equivalente a 1,31 quilowatt-hora. Desse modo, cozinhar na air fryer usa menos da metade da energia necessária no forno. Consequentemente, cozinhar no forno custa mais que o dobro do que em uma air fryer.
Portanto, comprar uma fritadeira elétrica pode ser um investimento inteligente quando se trata de armazenamento na cozinha e tempo de cozimento.
Redigido por: Thamires Caldatto
FONTES:
https://www.bbc.com/portuguese/geral-62067423
https://www1.folha.uol.com.br/equilibrio/2022/07/air-fryer-cozinhar-com-fritadeira-eletrica-e-mais-saudavel-e-barato-do-que-com-forno.shtml#:~:text=Air%20fryer%20%C3%A9%20%C3%B3tima%20para%20deixar%20alimentos%20’crocantes’&text=%C3%89%20mais%20saud%C3%A1vel%3F,cozinhar%20em%20um%20forno%20convencional.
https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/air-fryer-e-saudavel-descubra-se-vale-a-pena-cozinhar-com-a-fritadeira-eletrica_a11686/1